A RedSOLARE Brasil, em parceria com Reggio Children, reúne aqui as publicações traduzidas para o português que refletem a abordagem educativa de Reggio Emilia. Obras que revelam o poder da arte, da escuta e das Cem Linguagens das crianças como caminhos para pensar e transformar a educação.
Autora: Vea Vecchi
Um mergulho poético no papel do ateliê e do atelierista nas escolas de Reggio Emilia. Vea Vecchi revela como a arte e a criatividade se tornam caminhos para aprender e se expressar na infância.
Editora: Phorte, 2017
Autores: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman
Clássico que apresenta os fundamentos da abordagem Reggio Emilia: a escuta, o ambiente, a participação e as cem formas de expressão das crianças como protagonistas de suas aprendizagens.
Editora: Penso, 2015
Autores: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman
Dando continuidade à reflexão iniciada no volume 1, esta obra mostra como Reggio Emilia se transforma com o tempo, mantendo viva a curiosidade e a potência das cem linguagens.
Editora: Penso, 2015
Autores: Vários Autores
Mais do que um livro de receitas, é uma celebração da convivência, da cultura e da escuta em torno das cozinhas das escolas de Reggio Emilia — onde o alimento também educa.
Editora: Phorte, 2015
Autora: Carlina Rinaldi
Uma coletânea de palestras e escritos de Carlina Rinaldi que revelam a essência ética, estética e política da abordagem reggiana, inspirando educadores em todo o mundo.
Editora: Penso, 2024
Autora: Marília Dourado
Um convite ao olhar sensível e ao fazer artesanal da educação com bebês e crianças pequenas, em uma didática viva e poética que nasce da escuta e da presença.
Editora: Baobá, 2021
Autores: Istituzione Scuole e Nidi d’Infanzia – Comune di Reggio Emilia
Este documento orienta o funcionamento das escolas e creches municipais de Reggio Emilia. Afirma a educação como direito de todos e como prática de liberdade, diálogo e convivência democrática.
Editora: Reggio Children, 2009
Autor: Creches e Escolas da Infância do Município de Reggio Emilia
A partir da construção de uma mesa, as crianças descobrem o mundo das medidas e do pensamento matemático. Uma narrativa inspiradora sobre aprender investigando e experimentando.
Editora: Penso, 2024
Autora: Marília Dourado
Voltado para a pré-escola, o livro inspira práticas educativas que valorizam a potência das crianças e a construção coletiva do conhecimento, em diálogo com a abordagem Reggio Emilia.
Editora: Baobá, 2021
Autor: Reggio Children
Resultado da parceria entre Reggio Children e Harvard Project Zero, o livro investiga como crianças e adultos aprendem em grupo e como tornar visível esse processo.
Editora: Phorte, 2014
Autores: Giulio Ceppi e Michele Zini
Uma referência fundamental sobre a importância do ambiente na educação infantil, explorando como o espaço pode inspirar, provocar e favorecer a aprendizagem.
Editora: Penso, 2013
Editora: Reggio Children, 2009
Autores: Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia
Pequenas narrativas reais das escolas de Reggio Emilia que revelam a escuta, o tempo e a delicadeza presentes no cotidiano das crianças e educadores.
Editora: Penso, 2020
Autores: Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia
Inspirado na mostra homônima, este livro celebra o desenho, a matéria e a palavra como expressões do pensamento infantil e como territórios de investigação e poesia.
Editora: Penso, 2021
Autor: Reggio Children
Uma coletânea que dá voz à infância e nos convida a escutar as palavras e os pensamentos das crianças como expressão de seus direitos e de sua humanidade.
Editora: Solisluna, 2023
Autor: Reggio Children
Explora as interações entre linguagens analógicas e digitais nas escolas de Reggio Emilia, revelando uma poética digital construída pelas crianças e educadores.
Editora: Phorte, 2020
Editora: Reggio Children, 2009
Autora: Maria da Graça Souza Horn
Um guia prático e inspirador sobre como o espaço pode ser parceiro pedagógico, favorecendo interações, brincadeiras e aprendizagens significativas.
Editora: Penso, 2017