RedSOLARE

Publicações Reggio Children em Português

A RedSOLARE Brasil, em parceria com Reggio Children, reúne aqui as publicações traduzidas para o português que refletem a abordagem educativa de Reggio Emilia. Obras que revelam o poder da arte, da escuta e das Cem Linguagens das crianças como caminhos para pensar e transformar a educação.

Arte e Criatividade em Reggio Emilia

Autora: Vea Vecchi

Um mergulho poético no papel do ateliê e do atelierista nas escolas de Reggio Emilia. Vea Vecchi revela como a arte e a criatividade se tornam caminhos para aprender e se expressar na infância.

Editora: Phorte, 2017

As Cem Linguagens da Criança – Volume 1

Autores: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman

Clássico que apresenta os fundamentos da abordagem Reggio Emilia: a escuta, o ambiente, a participação e as cem formas de expressão das crianças como protagonistas de suas aprendizagens.

Editora: Penso, 2015

As Cem Linguagens da Criança – Volume 2

Autores: Carolyn Edwards, Lella Gandini, George Forman

Dando continuidade à reflexão iniciada no volume 1, esta obra mostra como Reggio Emilia se transforma com o tempo, mantendo viva a curiosidade e a potência das cem linguagens.

Editora: Penso, 2015

As Linguagens da Comida

Autores: Vários Autores

Mais do que um livro de receitas, é uma celebração da convivência, da cultura e da escuta em torno das cozinhas das escolas de Reggio Emilia — onde o alimento também educa.

Editora: Phorte, 2015

Diálogos com Reggio Emilia

Autora: Carlina Rinaldi

Uma coletânea de palestras e escritos de Carlina Rinaldi que revelam a essência ética, estética e política da abordagem reggiana, inspirando educadores em todo o mundo.

Editora: Penso, 2024

Fios da Infância – Entrelaçamentos no Início da Vida

Autora: Marília Dourado

Um convite ao olhar sensível e ao fazer artesanal da educação com bebês e crianças pequenas, em uma didática viva e poética que nasce da escuta e da presença.

Editora: Baobá, 2021

Regimento das Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia

Autores: Istituzione Scuole e Nidi d’Infanzia – Comune di Reggio Emilia

Este documento orienta o funcionamento das escolas e creches municipais de Reggio Emilia. Afirma a educação como direito de todos e como prática de liberdade, diálogo e convivência democrática.

Editora: Reggio Children, 2009

Sapato e Metro – Crianças e Medidas

Autor: Creches e Escolas da Infância do Município de Reggio Emilia

A partir da construção de uma mesa, as crianças descobrem o mundo das medidas e do pensamento matemático. Uma narrativa inspiradora sobre aprender investigando e experimentando.

Editora: Penso, 2024

Fios da Infância – Teias da Vida

Autora: Marília Dourado

Voltado para a pré-escola, o livro inspira práticas educativas que valorizam a potência das crianças e a construção coletiva do conhecimento, em diálogo com a abordagem Reggio Emilia.

Editora: Baobá, 2021

Tornando Visível a Aprendizagem

Autor: Reggio Children

Resultado da parceria entre Reggio Children e Harvard Project Zero, o livro investiga como crianças e adultos aprendem em grupo e como tornar visível esse processo.

Editora: Phorte, 2014

Crianças, Espaços, Relações

Autores: Giulio Ceppi e Michele Zini

Uma referência fundamental sobre a importância do ambiente na educação infantil, explorando como o espaço pode inspirar, provocar e favorecer a aprendizagem.

Editora: Penso, 2013

Editora: Reggio Children, 2009

As Cem Linguagens em Mini-Histórias

Autores: Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia

Pequenas narrativas reais das escolas de Reggio Emilia que revelam a escuta, o tempo e a delicadeza presentes no cotidiano das crianças e educadores.

Editora: Penso, 2020

Mosaico de Traços, Palavras e Matéria

Autores: Reggio Children e Escolas e Creches da Infância de Reggio Emilia

Inspirado na mostra homônima, este livro celebra o desenho, a matéria e a palavra como expressões do pensamento infantil e como territórios de investigação e poesia.

Editora: Penso, 2021

Uma Viagem nos Direitos das Crianças – Vol. 1

Autor: Reggio Children

Uma coletânea que dá voz à infância e nos convida a escutar as palavras e os pensamentos das crianças como expressão de seus direitos e de sua humanidade.

Editora: Solisluna, 2023

Mostra Sconfinamenti – Atravessando Fronteiras

Autor: Reggio Children

Explora as interações entre linguagens analógicas e digitais nas escolas de Reggio Emilia, revelando uma poética digital construída pelas crianças e educadores.

Editora: Phorte, 2020

Editora: Reggio Children, 2009

Brincar e Interagir nos Espaços da Escola Infantil

Autora: Maria da Graça Souza Horn

Um guia prático e inspirador sobre como o espaço pode ser parceiro pedagógico, favorecendo interações, brincadeiras e aprendizagens significativas.

Editora: Penso, 2017